domingo, 26 de setembro de 2010

Desembarque de tropas em 1808 (e por aí)

Ainda não tinha referido aqui a aventura com a construção de um barco para transportar as tropas dos navios para a costa.
Como não conhecia nenhum kit com botes (ou escaleres ou lá o que se usava!), pensei em fazer eu mesmo uma ou duas embarcações deste género. Aproveitei uma breve estadia no parque de campismo da Praia do Pedrógão, e como o meu avô me ensinou, toca de arranjar boa casca de pinheiro e uma faca. (A boa casca de pinheiro não está fácil de arranjar, mas como o objectivo eram uns barquinhos na escala 1:72, tudo bem. Escala aproximada porque não me dei ao trabalho de fazer medições...)


A segunda imagem mostra o resultado final (sem remos). O formato não é o de um escaler, mas foi pintado mais-ou-menos como um. Servirá... até afinar a técnica. Entretanto, o amigo Vitor Mestre indicou-me um kit da Zvezda que usa com o mesmo objectivo.

A dúvida que tinha acerca do aspecto das embarcações "auxiliares" circa 1808 foi dissipada com a aquisição do volume referente a Trafalgar, na colecção Grandes Batalhas da Osprey que vem com o Correio da Manhã. A capa e mais 3 imagens no interior ajudam bastante. Os escaleres, na forma como os conhecemos actualmente, servem perfeitamente. Apenas um reparo para o suporte dos remos, que não é uma peça de metal como pensei, mas um entalhe no costado - o que facilita bastante para quem tiver de fazer alguns (de raiz) a 1:72!
Esta pintura também ajuda: http://museums.norfolk.gov.uk/default.asp?document=150.10.1&Image=1437&SearchParam=key+word%28s%29&fCOMPTYPE=AND

Sem comentários:

Enviar um comentário